FILOSOFIA
Por que I – Formação: Fundamental
Eixo de ensino II- Formação: Profissional (disciplinas jurídicas)
III – Formação: Prática: Saber Fazer
Textos
|
|-- “O que é filosofia” Autor: Luc Ferry , Livro: Aprender a Viver, Filosofia para os Novos Tempos.
|-- A virtude da Filosofia , Autor: Gianfranco Morra , Livro: Filosofia para Todos.
Pergunta: ” O que é filosofia? – Controvérsias
* Algumas respostas
|
|-- Antes de criticar deve-se autocriticar, coerente, criteriosa (Espírito crítico)
|-- Ganha-se autonomia gradualmente (Autonomia)
|-- Organização de ideias, pensar mais do que falar (Pensamento rigoroso, reflexão)
|-- Curiosidade aguçamento de atitude (espanto) (questionamento)
Ultrapassar o lugar comum – consciência, a filosofia tem por meta amadurecer a consciência da realidade.
* esforço para “ Viver bem” desafios -- Limites – erro/fracasso
Falibilidade
Finitude – morte
Três dimensões
- Princípios da filosofia
|-- Racionalidade Teórica – Intelectual/especulação/Saber pensar
|-- Racionalidade Prática – Saber agir/conduta
|-- Solução – Sabedoria – para “ viver bem”
LIVRO IMPORTANTE
---- HANNAH ARENDT – A BANALIDADE DO MAL
- Raciocínio Poético – Técnico/fabrica
- Instrumentos/ Tecnologia – saber fazer
Formação:
|--Geral: Leitura (do mundo ao redor)
|-- Humanística: dignidade
|-- Axiológica
Pergunta: “Para que serve a filosofia”
* Por que em geral se considera a filosofia inconclusiva e inútil?
* Estudo da Filosofia
|-- Cultura
|-- Formação Integral ( Pessoa/Profissional)
|--Saber Formativo
* “ Primum Vivere, Deinde Philosophare” ( Primeiro Viver, Depois Filosofar)
* Humanidade em meio às desumanidades.
Deve-se JULGAR ATITUDES e não PESSOAS.
Filosofia
|-- Saber Teórico Geral (ética) Utilidade
|-- Saber Prático Humanístico da
|-- Sabedoria Valores Filosofia
Filosofia no Direito – Eixo Fundamental
|-- Geral
|-- Humanística
|-- Axiológica (valores)
Relembrar:
1º Texto –o que é e por que filosofia – saber teórico/prático/sabedoria
2º Texto – entender o sentido da “ utilidade da filosofia”
3º
|-- O que é ética
|-- O que é moral
|-- Relações da ética com moral
* Diferentes modos de conhecer moral
- Virtudes
- Desmoralizaçõa
- Deveres
- Conflitos
- Virtudes/proximidades
- Princípios
* Relações Moral e Direito
-------------------------------------------------------------------------------------------
Diferentes modos (maneiras) de dizer “Moral”
1º Virtudes adquiridas
|-- Potencialidades
|-- Paidéia (formação virtuosa)
|-- Aprender e aprender virtudes
|-- Capaz de pratica-las
|-- Hipóteses
2º Sem desmoralização ( para não ser desmoralizado é preciso)
|-- Personalidade
|-- Autoestima
|-- Autocrítica
|-- Meios – Fins
|-- Meritocracia ( conquista merecida)
3º Deveres
|-- Direito
|-- Deveres
|-- Real
|-- Conhecimento
|--Gratidão
4º Solução prática de conflitos
|-- Mal existente
|-- Mal banalizado
|-- Indiferença
|-- Falta de capacidade, indignação
|-- Cultura de violência e morte
5º Virtudes comunitárias
|-- Grupos
|-- Próximo
|-- Solidariedade
|-- Ação
6º Princípios Universais
|-- Cultura
|-- Espaço Tempo
|-- Valores Universais
Livro: Rui Barbosa “ Oração aos Moços”
------------------------------------------------------------------------------------------
ÉTICA DAS VIRTUDES
Livro: Pequeno Tratado das Grandes Virtudes André Conte – Sponville
Jurisprudência ( justiça + Prudência) – Justiça , temperança, lealdade...
Sociedade sem graça ( José de Souza Martins)
-- Ética das Virtudes ---- Ética dos Valores
|--(justiça)-----------------|-- Contextualização
-- Caracterizar
1º - Violência (física), moral, sexual, psicológica, patrimonial)
2º “ Bolsa de Valores Sociais” (Falta) – Conveniências pessoais.
Sociedade <---------------------à Ética
sem Direito das
Graça <---------------------à Virtudes
Questões baseadas no texto
1º A virtude pode ser ensinada
2º O que é a virtude
3º Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da Virtude?
4º Por que esforços há mais de 2 mil anos, para insistir em ética das virtudes
5º É uma ética Ingênua, especialmente, nos dias atuais.
-------------------------------------------------------------------------------------------
1º Violência
2º Valores sociais
3º Incalculáveis ganhos econômicos e perdas morais
4º Desesperança e ceticismo
5º Complacência(aceitar) e banalização da vida
6º Valores Invertidos e pervertidos
7º Confusão de liberdade com abusos
8º Confusão de democracia com imprudência
9º Direito torto, lei capciosa , Lei de Gerson –(Individualismo exacerbado)
10º Prejuízos para a alteridade e reciprocidade – ( Respeito pelo outro)
Esse contexto
- Necessidade urgente de uma revisão das virtudes e dos valores? É uma questão de ética
- A virtude pode ser ensinada?
- O que é a virtude
- Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da virtude?
- Por que esforços, há mais de 2 mil anos , para insistir em uma ética das virtudes?
- É uma Ética ingênua, especialmente para os dias de hoje?
( QUESTÕES TRATADAS NO LIVRO “ Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” propõe,
Prudência Diante dos
VIRTUDES Temperança desafios e
Coragem adversidades
Justiça da virtude.
Auxilio Teórico Thiago Rubenz
Por que I – Formação: Fundamental
Eixo de ensino II- Formação: Profissional (disciplinas jurídicas)
III – Formação: Prática: Saber Fazer
Textos
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|-- “O que é filosofia” Autor: Luc Ferry , Livro: Aprender a Viver, Filosofia para os Novos Tempos.
|-- A virtude da Filosofia , Autor: Gianfranco Morra , Livro: Filosofia para Todos.
Pergunta: ” O que é filosofia? – Controvérsias
* Algumas respostas
|
|-- Antes de criticar deve-se autocriticar, coerente, criteriosa (Espírito crítico)
|-- Ganha-se autonomia gradualmente (Autonomia)
|-- Organização de ideias, pensar mais do que falar (Pensamento rigoroso, reflexão)
|-- Curiosidade aguçamento de atitude (espanto) (questionamento)
Ultrapassar o lugar comum – consciência, a filosofia tem por meta amadurecer a consciência da realidade.
* esforço para “ Viver bem” desafios -- Limites – erro/fracasso
Falibilidade
Finitude – morte
Três dimensões
- Princípios da filosofia
|-- Racionalidade Teórica – Intelectual/especulação/Saber pensar
|-- Racionalidade Prática – Saber agir/conduta
|-- Solução – Sabedoria – para “ viver bem”
LIVRO IMPORTANTE
---- HANNAH ARENDT – A BANALIDADE DO MAL
- Raciocínio Poético – Técnico/fabrica
- Instrumentos/ Tecnologia – saber fazer
Formação:
|--Geral: Leitura (do mundo ao redor)
|-- Humanística: dignidade
|-- Axiológica
Pergunta: “Para que serve a filosofia”
* Por que em geral se considera a filosofia inconclusiva e inútil?
* Estudo da Filosofia
|-- Cultura
|-- Formação Integral ( Pessoa/Profissional)
|--Saber Formativo
* “ Primum Vivere, Deinde Philosophare” ( Primeiro Viver, Depois Filosofar)
* Humanidade em meio às desumanidades.
Deve-se JULGAR ATITUDES e não PESSOAS.
Filosofia
|-- Saber Teórico Geral (ética) Utilidade
|-- Saber Prático Humanístico da
|-- Sabedoria Valores Filosofia
Filosofia no Direito – Eixo Fundamental
|-- Geral
|-- Humanística
|-- Axiológica (valores)
Relembrar:
1º Texto –o que é e por que filosofia – saber teórico/prático/sabedoria
2º Texto – entender o sentido da “ utilidade da filosofia”
3º
|-- O que é ética
|-- O que é moral
|-- Relações da ética com moral
* Diferentes modos de conhecer moral
- Virtudes
- Desmoralizaçõa
- Deveres
- Conflitos
- Virtudes/proximidades
- Princípios
* Relações Moral e Direito
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Diferentes modos (maneiras) de dizer “Moral”
1º Virtudes adquiridas
|-- Potencialidades
|-- Paidéia (formação virtuosa)
|-- Aprender e aprender virtudes
|-- Capaz de pratica-las
|-- Hipóteses
2º Sem desmoralização ( para não ser desmoralizado é preciso)
|-- Personalidade
|-- Autoestima
|-- Autocrítica
|-- Meios – Fins
|-- Meritocracia ( conquista merecida)
3º Deveres
|-- Direito
|-- Deveres
|-- Real
|-- Conhecimento
|--Gratidão
4º Solução prática de conflitos
|-- Mal existente
|-- Mal banalizado
|-- Indiferença
|-- Falta de capacidade, indignação
|-- Cultura de violência e morte
5º Virtudes comunitárias
|-- Grupos
|-- Próximo
|-- Solidariedade
|-- Ação
6º Princípios Universais
|-- Cultura
|-- Espaço Tempo
|-- Valores Universais
Livro: Rui Barbosa “ Oração aos Moços”
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ÉTICA DAS VIRTUDES
Livro: Pequeno Tratado das Grandes Virtudes André Conte – Sponville
Jurisprudência ( justiça + Prudência) – Justiça , temperança, lealdade...
Sociedade sem graça ( José de Souza Martins)
-- Ética das Virtudes ---- Ética dos Valores
|--(justiça)-----------------|-- Contextualização
-- Caracterizar
1º - Violência (física), moral, sexual, psicológica, patrimonial)
2º “ Bolsa de Valores Sociais” (Falta) – Conveniências pessoais.
Sociedade <---------------------à Ética
sem Direito das
Graça <---------------------à Virtudes
Questões baseadas no texto
1º A virtude pode ser ensinada
2º O que é a virtude
3º Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da Virtude?
4º Por que esforços há mais de 2 mil anos, para insistir em ética das virtudes
5º É uma ética Ingênua, especialmente, nos dias atuais.
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1º Violência
2º Valores sociais
3º Incalculáveis ganhos econômicos e perdas morais
4º Desesperança e ceticismo
5º Complacência(aceitar) e banalização da vida
6º Valores Invertidos e pervertidos
7º Confusão de liberdade com abusos
8º Confusão de democracia com imprudência
9º Direito torto, lei capciosa , Lei de Gerson –(Individualismo exacerbado)
10º Prejuízos para a alteridade e reciprocidade – ( Respeito pelo outro)
Esse contexto
- Necessidade urgente de uma revisão das virtudes e dos valores? É uma questão de ética
- A virtude pode ser ensinada?
- O que é a virtude
- Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da virtude?
- Por que esforços, há mais de 2 mil anos , para insistir em uma ética das virtudes?
- É uma Ética ingênua, especialmente para os dias de hoje?
( QUESTÕES TRATADAS NO LIVRO “ Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” propõe,
Prudência Diante dos
VIRTUDES Temperança desafios e
Coragem adversidades
Justiça da virtude.
Auxilio Teórico Thiago Rubenz
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