sábado, 2 de fevereiro de 2013

Filosofia


                         FILOSOFIA

Por que                                        I – Formação: Fundamental

Eixo de ensino                            II- Formação: Profissional (disciplinas jurídicas)
                                                        
                                                    III – Formação: Prática: Saber Fazer

Textos
|
|-- “O que é filosofia” Autor:  Luc Ferry , Livro: Aprender a Viver, Filosofia para os Novos Tempos.
|-- A virtude da Filosofia , Autor: Gianfranco Morra , Livro: Filosofia para Todos.


Pergunta: ” O que é filosofia? – Controvérsias
* Algumas respostas
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|-- Antes de criticar deve-se autocriticar, coerente, criteriosa (Espírito crítico)
|-- Ganha-se autonomia gradualmente (Autonomia)
|-- Organização de ideias, pensar mais do que falar (Pensamento rigoroso, reflexão)
|-- Curiosidade aguçamento de atitude (espanto) (questionamento)

Ultrapassar o lugar comum – consciência, a filosofia tem por meta amadurecer a consciência da realidade.

* esforço para “ Viver bem” desafios --             Limites – erro/fracasso
                                                                            Falibilidade
                                                                            Finitude – morte

Três dimensões
- Princípios da filosofia
        |-- Racionalidade Teórica – Intelectual/especulação/Saber pensar
        |-- Racionalidade Prática – Saber agir/conduta
        |-- Solução – Sabedoria – para “ viver bem”

LIVRO IMPORTANTE
---- HANNAH ARENDT – A BANALIDADE DO MAL

- Raciocínio Poético – Técnico/fabrica
- Instrumentos/ Tecnologia – saber fazer

Formação:
|--Geral: Leitura (do mundo ao redor)
|-- Humanística: dignidade
|-- Axiológica

Pergunta: “Para que serve a filosofia”

* Por que em geral se considera a filosofia inconclusiva e inútil?

* Estudo da Filosofia
|-- Cultura
|-- Formação Integral ( Pessoa/Profissional)
|--Saber Formativo

* “ Primum Vivere, Deinde Philosophare” ( Primeiro Viver, Depois Filosofar)

* Humanidade em meio às desumanidades.

Deve-se JULGAR ATITUDES e não PESSOAS.

Filosofia
|-- Saber Teórico            Geral (ética)            Utilidade
|-- Saber Prático             Humanístico                 da
|-- Sabedoria                   Valores                    Filosofia


Filosofia no Direito – Eixo Fundamental
|-- Geral
|-- Humanística
|-- Axiológica (valores)

Relembrar:

1
º Texto –o que é e por que filosofia – saber teórico/prático/sabedoria
2
º Texto – entender  o sentido da “ utilidade da filosofia”

|-- O que é ética
|-- O que é moral
|-- Relações da ética com moral

* Diferentes modos de conhecer moral
- Virtudes
- Desmoralizaçõa
- Deveres
- Conflitos
- Virtudes/proximidades
- Princípios

* Relações Moral e Direito
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Diferentes modos (maneiras) de dizer “Moral”

1º Virtudes adquiridas
|-- Potencialidades
|-- Paidéia (formação virtuosa)
|-- Aprender e aprender virtudes
|-- Capaz de pratica-las
|-- Hipóteses

2º Sem desmoralização ( para não ser desmoralizado é preciso)
|-- Personalidade
|-- Autoestima
|-- Autocrítica
|-- Meios – Fins
|-- Meritocracia ( conquista merecida)

3º Deveres
|-- Direito
|-- Deveres
|-- Real
|-- Conhecimento
|--Gratidão

4º Solução prática de conflitos
|-- Mal existente
|-- Mal banalizado
|-- Indiferença
|-- Falta de capacidade, indignação
|-- Cultura de violência e morte

5º Virtudes comunitárias
|-- Grupos
|-- Próximo
|-- Solidariedade
|-- Ação

6º Princípios Universais
|-- Cultura
|-- Espaço Tempo
|-- Valores Universais

Livro: Rui Barbosa “ Oração aos Moços”
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                            ÉTICA DAS VIRTUDES

Livro: Pequeno Tratado das Grandes Virtudes André Conte – Sponville

Jurisprudência ( justiça + Prudência) – Justiça , temperança, lealdade...

Sociedade sem graça ( José de Souza Martins)
-- Ética das Virtudes ---- Ética dos Valores
                       |--(justiça)-----------------|-- Contextualização

-- Caracterizar
1º - Violência (física), moral, sexual, psicológica, patrimonial)

2º “ Bolsa de Valores Sociais” (Falta) – Conveniências pessoais.

Sociedade              <---------------------
à                Ética
   sem                                Direito                             das
 Graça                     <---------------------
à           Virtudes

Questões baseadas no texto
1º A virtude pode ser ensinada
2º O que é a virtude

3º Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da Virtude?

4º Por que esforços há mais de 2 mil anos, para insistir em ética das virtudes

5º É uma ética Ingênua, especialmente, nos dias atuais.
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1º Violência
2º Valores sociais
3º Incalculáveis ganhos econômicos e perdas morais
4º Desesperança e ceticismo
5º Complacência(aceitar) e banalização da vida
6º Valores Invertidos e pervertidos
7º Confusão de liberdade com abusos
8º Confusão de democracia com imprudência
9º Direito torto,  lei capciosa , Lei de Gerson –(Individualismo exacerbado)
10º Prejuízos para a alteridade e reciprocidade – ( Respeito pelo outro)

Esse contexto
- Necessidade urgente de uma revisão das virtudes e dos valores? É uma questão de ética

- A virtude pode ser ensinada?

- O que é a virtude

- Desde os gregos, especialmente para Aristóteles, qual é a importância da virtude?

- Por que esforços, há mais de 2 mil anos , para insistir em uma ética das virtudes?

- É uma Ética ingênua, especialmente para os dias de hoje?
( QUESTÕES TRATADAS NO LIVRO “ Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” propõe,


                            Prudência           Diante dos
VIRTUDES        Temperança       desafios e
                            Coragem            adversidades
                            Justiça                da virtude.







Auxilio Teórico Thiago Rubenz



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